UNIERGS

Você está: Home > Unidades > Pelotas Fragata
Unidade Pelotas Fragata

Encontro virtual dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Serviço Social com a prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz no dia do assistente social 2020

Publicado em: 19/05/2020
Encontro virtual dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Serviço Social com a prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz no dia do assistente social 2020

Versão para Impressão 

Por: Errol Fernando Zepka Pereira Junior[1]

 

15 de maio de 2020 – Pelotas/Fragata

Na última sexta-feira, dia 15 de maio de 2020, os acadêmicos do curso de Serviço Social, do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI – unidade Pelotas/Fragata tiveram a participação especial da Prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz. O evento aconteceu em formato virtual, através das tecnologias de informação e comunicação na noite do dia 15, juntamente com a Prof. Especialista Gabriela Pereira Di Muro.

 

A data: dia do Assistente Social

O dia 15 de maio vem a ser uma data muito importante aos acadêmicos de serviço social, futuros profissionais da área, pois é o dia do assistente social, data comemorativa que, anualmente lembra o decreto nº 994, de 15 de maio de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de Assistente Social.

 

A prof. Vera

A Prof. Msc. Vera é Bacharela em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2004), Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2014), MBA em Gestão Administrativa e Marketing, pela Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB (2008), Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2011), Especialista em Direito Médico e Hospitalar, pela Escola Paulista de Direito – EPD (2017) e Mestra em em Desenvolvimento Regional, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2008). Além disso, é Doutoranda em Gestão da Saúde Pública, pela Universidad Columbia Del Paraguay.

Além de sua vasta experiência acadêmica, a Prof. Vera é coordenadora do Curso de Direito da Uniasselvi. Coordenadora do Curso de Serviço Social da Uniasselvi. Coordenadora de estágio do Curso de Direito da Uniasselvi. Coordenadora de estágio do Curso de Serviço Social da Uniasselvi. Coordenadora das atividades do Capacitasuas no estado do Rio Grande Do Sul, do Programa Nacional de Capacitação do SUAS do MDSA. Docente do Curso de introdução ao exercício do controle social do suas (Capacitasuas), do Programa Nacional de Capacitação do SUAS do MDSA. Coordenadora do Polo de Lages/SC das atividades do CAPACITASUAS, do Programa Nacional de Capacitação do SUAS do MDSA. Docente da Uniasselvi. Membro do NDE e Conselho do Curso de Direito da UNIASSELVI. Membro do NDE e Conselho do Curso de Serviço Social da UNIASSELVI. Assistente Social do Artigo 170/UNIASSELVI. Advogada OAB/ 45877/SC. Integrante dos seguintes Núcleos da Uniasselvi: NUAP: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (2016), NUADH: Núcleo de Apoio à Educação em Direitos Humanos (2017), Coordenadora do NR-Social: Núcleo de Responsabilidade Social (2017) e NEAP: Núcleo de Estágios e Atividades Práticas (2019). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Uniasselvi. Ex-Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do ICDS - Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde do Hospital Santo Antonio - Blumenau/SC. Ex-Representante da UNIASSELVI no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e no Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Indaial -SC, como titular e como suplente no Núcleo de Educação Permanente do SUAS/SC.

 

Pauta do encontro

Mediados pela Prof. Especialista Gabriela Pereira Di Muro, na ocasião do encontro, foram discutidas, além das atribuições do assistente social e sua perspectiva de atuação no mercado profissional, aspectos legais em questões de erro médico em suas mais variadas vertentes.

 

Percepções dos acadêmicos

O encontro entre a Prof. Vera e os acadêmicos veio a ter um significativo impacto na formação dos acadêmicos presentes na aula do dia 15, como pode ser percebido pelos relatos:

 

“Achei muito interessante a participação da Prof. Vera em nossa aula virtual, gostei muito de ver o amor e a dedicação que ela exerce, em especial, o serviço social. Me senti privilegiada e incentivada com sua presença e a cada aula, a cada pessoa que conversamos, trocamos ideias e ouvimos experiências, a vontade de conhecer e futuramente exercer a profissão de assistente social só aumenta.” - Luciana Cardoso

 

“Gostei muito da participação da professora Vera, achei uma maravilha poder ter a participação de uma profissional desse gabarito, com tanta bagagem e experiência pra nós passar, só nós engrandece e essa experiência nós incentiva muito a continuar e ter certeza de que é isso mesmo que queremos pra nossa vida. E também adorei a maneira simples e carinhosa como ela nós recebeu, uma honra para nós estudantes    ter essa experiência.” (sic) - Circe Gomes langorte

 

“A participação da coordenadora nacional de estágios, professora Vera Lúcia Hoffmamm , foi de grande importância para nossa turma de serviço social, devido a sua experiência e conhecimentos, que serviram para nossa inspiração profissional. Meu agradecimento.” - Simone Borges Bastos.

 

“Nesse dia tão importante 15 de maio, tivemos o prazer de ouvir de uma profissional renomada como a professora, coordenadora e assistente social vera lúcia hoffmann pieritz da uniasselvi, sobre os conflitos que trilha o assistente social, a importância que tem esse profissional na garantia dos direitos sociais  e direitos humanos para a sociedade.ouvir de uma profissional com tal bagagem e conhecimento como a professora vera, nos incentiva ainda mais nos estudos e na busca pela qualidade na nossa formação como acadêmico, sabendo o quanto podemos fazer pela melhoria da qualidade de vida da população.conhecer a trajetória do serviço social no mundo,faz com que cada vez mais tenho a certeza que escolhi curso certo.ser assistente social é ser protagonista de um projeto de sociedade justa,humana e igualitária.daí a importância de se construir o futuro no presente, com competência e compromisso ético-político. (sic)” - Rosimari Rosa

 

“Difícil, seria escolher uma única palavra, que definisse o sentimento de gratidão, dedicação, determinação, orgulho e incentivo que foi receber como presente, nesse dia tão importante, dia do Assistente Social, a presença e participação de uma profissional tão renomada e respeitada, professora e coordenadora do curso de Serviço Social, Vera Lúcia Hoffmann, que expôs de forma clara, o quanto é importante o trabalho de um Assistente Social, importante e desafiador, luta diária pela garantia dos direitos na sociedade. Ser assistente social, é estar na linha de frente, dando voz à uma classe quase que excluída pela sociedade. Particularmente cheguei a me questionar, se realmente seria esse, o caminho certo a seguir? Se não estaria me deixando influenciar por experiência própria, considerando minha experiência de vida e a necessidade de tive de um profissional assistente social, mas, ao ouvir da professora e coordenadora, a qual carrega uma bagagem imensa de conhecimento e experiência a seguinte frase, "se faz os teus olhos brilharem, você está no caminho certo". Não tive mais nenhuma dúvida. Sei, que ainda tenho muito conhecimento para absorver, na verdade, é uma busca contínua por conhecimento, visando sempre a justiça e igualdade dos direitos humanos, estudando e conhecendo os indivíduos, na intenção de construir um futuro promissor e digno, direito de todo cidadão.” (sic) - Jenifer soares

 

“A participação da coordenadoria da faculdade uniasselvi Vera Lúcia Haffm Anne Pieritz,venho abrilhantar nossa aula online na sexta dia 15 de maio. Com um trabalho incrível e muito importante,sobre erros médico,que infelizmente acontece muito,e com estatísticas que não tínhamos sobre os alunos formados na uniasselvi,como é bom sermos valorizado e motivados por está grande profissional.” (sic) - Ângela Silva Fernandes

 

Por fim

A prof. Vera, além de sua contribuição deixou aos acadêmicos um vídeo, com sua fala, que pode ser conferido no link: https://youtu.be/5ULQ8RqrOYg.

A participação da coordenadora do curso, além de expandir sobre aspectos legais e relembrar uma data histórica para o curso do Serviço Social, que é um curso de muitas lutas e reivindicações, trouxe aos acadêmicos uma influência positiva sobre como ser assistente social e o papel deste em um país com tantas desigualdades sociais, como ainda é o Brasil.

 

Referências:

 

https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decmin/1960-1969/decretodoconselhodeministros-994-15-maio-1962-351749-publicacaooriginal-1-pe.html - Acesso em 19 maio 2020.

 

http://lattes.cnpq.br/3938460384295969 - Acesso em 19 maio 2020.

 

https://youtu.be/5ULQ8RqrOYg - Acesso em 19 maio 2020.

 



[1] Possui formação em Mestrado Acadêmico em "Administração", pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2020). MBA em "Gestão estratégica de Negócios", pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019); Aperfeiçoamento no curso "Tecnologias na Educação" pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG (2019); e Bacharelado em "Administração" pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Atualmente é discente em Formação Pedagógica em "História", pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Enquanto experiência profissional, foi tutor nos cursos de Bacharelados e Tecnologias em Gestão na modalidade Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2019). Atualmente é Gestor no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Polo de Pelotas/Fragata (2019). Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, empreendedorismo, gestão estratégica, processos gerenciais, educação a distância e administração da produção.

 

E-mail: fernando.zepka.uniasselvi@gmail.com

veja mais fotos

Encontro virtual dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Serviço Social com a prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz no dia do assistente social 2020 Encontro virtual dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Serviço Social com a prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz no dia do assistente social 2020 Encontro virtual dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Serviço Social com a prof. Msc. Vera Lúcia Hoffmann Pieritz no dia do assistente social 2020

Compartilhe:   

  • 1

SOBRE

Dados do polo

 Visite a nossa página no Facebook:

Botão para acesso à página do Polo

CURSOS

MAIS UNIDADES

VEJA MAIS