UVERGS Apoia Iniciativa Inédita para Educação Sócio-Política
Publicado em: 13/10/2015
A União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS) está apoiando uma iniciativa inédita para desenvolver a cultura sócio-política no estado. Através de um convênio firmado com a Unidade Educacional do Rio Grande do Sul (UNIERGS) Camaquã/RS, Polo da UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci, alunos dos cursos de licenciaturas, desenvolverão atividades específicas nas Comissões das Câmaras e nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental.
O projeto denominado: LEGISLATIVO PEDAGÓGICO – “Por uma infância gaúcha mais cidadã!”, está sendo preparado para entrar em operação a partir do início do ano letivo de 2016. Segundo Luciano Delfini, professor mestre em economia do desenvolvimento da UNIERGS, a proposta envolve a UVERGS, UNIERGS, Câmaras de Vereadores e Secretarias Municipais de Educação e toda a comunidade escolar, tendo por finalidade gerar multiplicadores da participação popular no processo democrático; reduzir a aversão política e ampliar a participação do cidadão no processo político.
“Através deste projeto busca-se a motivação necessária de forma a promover a participação popular. Para isso utilizaremos a formação de base do ensino fundamental dos municípios gaúchos. A educação é a maior riqueza que se pode oferecer ao povo de qualquer Nação. A educação liberta, pois informa, instrui e conduz à reflexão criando os caminhos necessários para o conhecimento. E o conhecimento, por sua vez, é imprescindível para que o cidadão faça boas escolhas”, destaca Delfini.
O trabalho inicia através de um curso de capacitação, que será ofertado aos alunos de licenciatura, vereadores e funcionários das Casas Legislativas. Nesta etapa, serão abordados temas como: a divisão dos três poderes no Brasil (Legislativo, Executivo e Judiciário), atribuições e competências das esferas governamentais (União, Estados e Municípios), noções sobre democracia, técnica legislativa municipal, Estatuto da Criança e Adolescente, entre outros.
Numa segunda etapa, os alunos de licenciatura traduzirão os ensinamentos e aplicarão em sala de aula. Nesta fase os alunos do ensino fundamental (da 5º a 9º series), serão estimulados a elaborarem propostas de leis. As melhores propostas serão elencadas e encaminhadas para as Câmaras de Vereadores através da “Tribuna Popular”.
O trabalho terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. A cada ano deverão ser trabalhadas duas turmas de estudantes (cerca de 30 jovens por estagiário), com o programa de capacitação e apresentação de propostas.
“É uma nova cultura para o desenvolvimento sócio-político da sociedade e formação de novas lideranças políticas”, avaliou o presidente da UVERGS, Silomar Garcia. A UNIERGS – SERVI Camaquã/RS terá a missão de promover a seleção, acompanhamento do trabalho do estagiário, avaliação das atividades e capacitação. No estágio, os professores de licenciatura vão trabalhar três dias da semana com os alunos e dois dias da semana na Câmara de Vereadores.
Crédito Foto/Texto: Giuliano Fernandes/UVERGS
Presentes da Foto: (E) Contador Prof. Ricardo Moraes, Presidente UVERGS Ver. Silomar Garcia, Economista Prof. Luciano Delfini e Adm. Prof. Crizante Quadros